REGULAMENTO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO NO SETOR ELÉTRICO

Desafio CONEXÃO VE

A VOTORANTIM ENERGIA (“VE”), torna público que estão abertas as inscrições para candidatura a seu desafio de inovação do setor elétrico (“CONEXÃO VE”), em conformidade com os termos deste regulamento (“Regulamento”).

A VOTORANTIM ENERGIA (“VE”), torna público que estão abertas as inscrições para candidatura a seu desafio de inovação do setor elétrico (“CONEXÃO VE”), em conformidade com os termos deste regulamento (“Regulamento”).

1.OBJETIVO



1.1.O objetivo do Desafio “Conexão VE” é prospectar projetos de base tecnológica e inovadora para a VE a fim de solucionar desafios relacionados ao seu negócio atual e futuro.



2.INSCRIÇÕES



2.1.Para a inscrição é imprescindível a leitura de todas as seções que compõem este Regulamento e das informações disponíveis no site http://conexaove.energyfuture.com.br, bem como a concordância expressa a este documento. O ato de inscrição pressupõe plena concordância com os termos deste Regulamento.



2.2.As empresas proponentes que avançarem para a Etapa de Seleção, descrita no item 6.1.3 deverão assinar um acordo de confidencialidade prévio para continuidade no processo.



2.3.As inscrições dos projetos serão realizadas única e exclusivamente através da Plataforma Conecte-se, onde o proponente deve efetuar seu cadastro de usuário, e inserir por completo as informações de sua proposta e de sua empresa, bem como responder a todas as perguntas específicas do Desafio.



2.3.1.Após inserir as informações necessárias, o proponente deve aplicar sua proposta em https://conexaove.energyfuture.com.br/



2.3.2.A inscrição somente será deferida após a confirmação do envio eletrônico do projeto e recebimento da confirmação de inscrição pela plataforma Conecte-se.



2.3.3.A documentação incompleta implica na automática desclassificação do projeto.



2.4.A VE não se responsabiliza pelas inscrições que não forem completadas por falta de energia elétrica, problemas no servidor, na transmissão de dados, na linha telefônica ou em provedores de acesso dos usuários, por casos fortuitos ou de força maior, bem como aquelas inscrições que apresentarem dados incorretos, incompletos ou inverídicos, que serão automaticamente eliminadas, cabendo ao proponente assegurar-se do correto e tempestivo envio da inscrição.



3.PROCESSO SELETIVO



PROPOSTAS ELEGÍVEIS Os projetos elegíveis serão divididos em duas categorias – Provas de Conceito (PoC) ou Projetos Pilotos, abrangendo um ou mais temas e/ou subtemas de interesse descritos no item 4 deste regulamento.



3.1.Nas Provas de Conceito (PoCs) serão aceitas soluções apresentadas por pessoas jurídicas, individualmente ou em sociedade, que estejam abertas a co-construir junto a VE sistemas, soluções ou funcionalidades que atendam aos nossos objetivos de negócio.



3.2.Nos Projetos Piloto serão aceitas soluções apresentadas por pessoas jurídicas, individualmente ou em sociedade, que possuam soluções já desenvolvidas e que possam atender as necessidades de negócio da VE. Nessa modalidade, será definido, em comum acordo entre VE e Proponente as premissas de teste e validação do projeto.



4.TEMAS DE INTERESSE



Cada Projeto deve estar enquadrado em um ou mais temas do Desafio determinadas como “Temas de Interesse”:



4.1.Negócios em Rede. O crescimento do mercado livre trará um cenário ainda mais complexo para o setor elétrico, com uma segmentação de clientes mais pulverizada e com necessidades mais específicas. Entendemos que em um cenário futuro tão competitivo e digital, precisamos de ajuda para gerar a melhor proposta de valor possível.


Associado a isso, o desenvolvimento de novas tecnologias e o conceito de negócios em plataforma torna possível a criação de novas parcerias entre empresas de diferentes setores que ofereçam serviços de maneira combinada para atender as necessidades desses clientes.


Dentro do tema “Negócios em Rede”, buscamos parceiros/soluções que viabilizem novos produtos, negócios e serviços para os mais diferentes clientes, assim como buscamos desenvolver novos canais de aquisição, atendimento e relacionamento, bem como construir novos modelos de negócio que nos permitam fidelizar nossos clientes.


São exemplos de soluções que buscaremos com esse tema:


●Soluções que auxiliem a VE aquisitar e qualificar Leads, Clientes, Prospects e etc. nos mercados B2B e B2C;

●Soluções que gerem novas formas de atendimento ao cliente - novos canais digitais de relacionamento, soluções que façam uso de tecnologia (i.e. Inteligência artificial) para interagir, chatbot entre outros.;

●Soluções que auxiliem a VE no desenvolvimento de uma Plataforma de Negócios para fornecedores, clientes e demais stakeholders;

●Soluções white label para comercialização de produtos - B2B e B2C;

●Soluções que auxiliem a VE no processo de comercialização digital de produtos verdes (i.e. I-Rec) por meio da utilização de modelos atuais ou criação de novos modelos de negócio (fidelização, cashback e etc.) para clientes B2B e B2C;



4.2.Inteligência de Dados. Entendemos que o setor de energia está ficando cada vez mais digital e dinâmico e que, para que possamos atender sempre com excelência, precisamos fazer melhor uso da informação disponível.


Dentro do tema “inteligência de dados” buscamos parceiros/soluções que possam nos ajudar a entender melhor a jornada do nosso cliente, não só correlacionando e fazendo melhor uso dos nossos dados, mas também gerando novas formas de aquisição de informação por meio de outras fontes disponíveis. Com isso, poderemos gerar maior inteligência e competitividade para o nosso negócio por meio da criação de mecanismos de precificação e gestão de riscos mais dinâmicos e eficientes e também pela criação de novos produtos, serviços e ofertas de valor.


São exemplos de soluções que buscaremos com esse tema:


●Soluções que auxiliem a VE a capturar os dados de seus clientes por meio da leitura de faturas, sistemas de medição de energia ou outras fontes de dados associadas;

●Soluções que auxiliem a criação de uma metodologia de precificação de produtos, serviços e soluções de forma mais dinâmica;

●Soluções que auxiliem a VE a identificar novas oportunidades de produtos (crosselling e upselling), riscos entre outras.



4.3.Digitalização da Jornada do Cliente. Entendemos que o aumento progressivo do número de clientes aptos a fazerem parte do mercado livre e também a exigência dos clientes atuais vão demandar uma resposta cada vez mais rápida pelo nosso lado. Ao eficientizarmos nossos processos, promovemos uma experiência mais satisfatória para o nosso cliente.


Dentro do tema “Potencializar e agilizar a experiência do cliente” buscamos parceiros/soluções que nos permitam ler, interpretar, e criar respostas de maneira automatizada e simplificada para nossos clientes, por meio não só da digitalização de processos internos, mas também da criação de processos novos e mais eficientes.


São exemplos de soluções que buscaremos com esse tema:


●Soluções que auxiliem a automatizar o processo de leitura de faturas de energia - Mercado Livre e Cativo

●Soluções que simplifiquem o processo de migração para o mercado livre de energia ou comercializador varejista;

●Soluções que possibilitem a automatização do processo de precificação;

●Soluções que possibilitem a automatização do processo de cotação/elaboração de propostas;



4.4.Não poderão participar do Desafio pessoas físicas e as pessoas jurídicas com vínculo de emprego ou prestação de serviços, direto ou indireto, ou com vínculo familiar, por afinidade ou consanguíneo, com membros das equipes de análise e seleção da VE, bem como as equipes de prestadoras de serviço envolvidas neste processo de seleção.




5.PROJETOS SELECIONADOS



5.1.O número de projetos selecionados está condicionado à capacidade de investimento da VE e à aprovação nos requisitos do processo de seleção, não existindo um número limite prévio.



5.2.A VE se reserva o direito de realizar adequações no escopo dos projetos selecionados, com objetivo de atender às suas necessidades e estratégias.



6.ETAPAS DE SELEÇÃO



6.1.O processo de seleção é constituído pelas seguintes etapas:



6.1.1.Aplicação de Propostas

As inscrições serão recebidas entre o dia 06 de julho de 2021 e 03 de agosto de 2021, e deverão atender aos termos deste Regulamento.



6.1.2.Avaliação Online (via Plataforma Conecte-se)

A etapa de avaliação online ocorrerá entre o dia 04 de agosto de 2021 e 11 de agosto de 2021.


O objetivo desta etapa é selecionar as melhores soluções, de acordo com os critérios e regras estabelecidos no presente Regulamento ou incluídos no formulário de inscrição, por meio da análise das informações fornecidas pelo proponente no preenchimento de sua proposta na plataforma Conecte-se. Ao final dessa etapa, as Proponentes que não forem selecionadas serão comunicadas via Plataforma Conecte-se sobre o resultado.



6.1.3.Seleção

A etapa de refinamento ocorrerá entre o dia 12 de agosto de 2021 e 12 de setembro de 2021. As empresas que apresentarem as soluções de maior potencial e fit de desenvolvimento serão convidadas para uma ou mais reuniões com profissionais da VE para discutir individualmente os detalhes de formatação de um projeto conjunto, respeitando a decisão e cronograma de desembolso determinados.

A VE se reserva ao direito de não efetivar a contratação da solução proposta caso seja verificado na presente etapa quaisquer impossibilidades de desenvolvimento do projeto.



6.1.4.Divulgação dos Selecionados



A divulgação dos Selecionados está prevista para o dia 13 de setembro de 2021.

A VE se reserva ao direito de divulgar somente o número de soluções selecionadas. A seleção dos Projetos será realizada pela comissão de seleção (“Comissão de Seleção”), composta por colaboradores da VE e/ou terceiros por ela designados.




7.CRITÉRIOS DE SELEÇÃO



7.1.As empresas que apresentarem soluções serão avaliadas em dois aspectos principais.



7.1.1.Com relação à organização: O objetivo é conhecer mais profundamente sobre a organização, a sua aplicabilidade e escala e os estágio de maturidade com relação a clientes e investimentos.



7.1.2.Com relação a solução: O objetivo é aprofundar o fit da solução proposta com o desafio apresentado pela VE. Nesse momento, procuraremos entender aspectos iniciais relacionados a formatação do projeto.



8.CRONOGRAMA



8.1.O Desafio Conexão VE atenderá, resumidamente, ao seguinte cronograma:

Aplicações: 06 de julho de 2021 a 03 de agosto de 2021

Avaliação Online: 04 de agosto de 2021 e 11 de agosto de 2021.

Seleção: 12 de agosto de 2021 e 12 de setembro de 2021.

Divulgação dos Selecionados: 13 de setembro de 2021.



8.2.Quaisquer alterações no cronograma serão informadas aos inscritos pela divulgação de aditivo ao presente Regulamento e o seu acompanhamento é de responsabilidade dos inscritos.




9.DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS



9.1.Os resultados de cada etapa serão divulgados no site e serão enviados para o endereço de e-mail fornecido pelos proponentes durante o cadastro e inscrição.



9.2.O resultado final está previsto para 13 de setembro de 2021 e será divulgado através de publicação no website do Conexão VE (https://conexaove.energyfuture.com.br/).



10.INVESTIMENTOS E CONTRATAÇÃO



10.1.A VE poderá aportar recursos próprios ou provenientes do Programa de P&D regulado pela ANEEL nos projetos selecionados de acordo com os critérios estabelecidos no Regulamento. Essa escolha é criteriosa e acompanha as estratégias corporativas da VE. Ao final do processo, a negociação será feita de forma direta e personalizada, não havendo prazo mínimo pré-estabelecido.


A efetivação da contratação das empresas selecionadas seguirá as Normas Corporativas da VE. Quaisquer descumprimentos relacionados ao pré-requisitos da empresa resultarão na desclassificação e descontinuidade do processo junto à empresa.




11.DISPOSIÇÕES GERAIS



11.1.Todos os dados pessoais e informações dos Projetos recebidos pelas inscrições serão tratados como confidenciais pela VE e pelo Energy Future.



11.2.A VE poderá utilizar as informações sobre os Projetos, coletadas pelo processo de inscrição, para a avaliação, seleção e apresentação dos Projetos para a avaliação de interesse de investimento.



11.3.As informações recebidas poderão, ainda, ser utilizadas para fins internos, tais como análise de dados e geração de análises estatísticas, respeitando a confidencialidade dos dados pessoais.



11.4.As informações coletadas das inscrições são armazenadas em serviços de nuvem confiáveis de parceiros que podem estar localizados no Brasil ou em outros países que ofereçam serviço de armazenamento de nuvem confiáveis e usualmente utilizados por empresas de tecnologia, tais como Estados Unidos da América (EUA) e em países da América Latina e da Europa.



11.5.Na contratação desses serviços, a VE sempre busca empresas que empregam alto nível de segurança no armazenamento de suas informações, estabelecendo contratos que não violam as definições de privacidade previstas neste Regulamento e nas leis brasileiras aplicáveis.



11.6.Fica restrito o acesso às informações pessoais e técnicas dos projetos às pessoas qualificadas e autorizadas pela VE que estão sujeitas a rigorosas obrigações contratuais de confidencialidade, podendo ser processados ou dispensados se deixarem de cumprir tais obrigações.



11.7.Os participantes cedem gratuitamente a VE, sem exclusividade, o direito ao uso de sua imagem, texto e/ou voz em qualquer tipo de material. A VE se compromete a não utilizar a imagem de forma depreciativa, ou que possa representar, sob qualquer forma, algum tipo de violação de dano moral.



11.8.Se aplicável, os direitos de Propriedade Intelectual serão compartilhados entre os executores dos projetos selecionados e a VE, de forma proporcional às contribuições realizadas e contrapartidas, conforme disposto na legislação vigente aplicável.



11.9.Os participantes entendem que as informações disponíveis na Plataforma Conecte-se ou cedidas por profissionais da VE a qualquer momento são sigilosas e confidenciais, vedada a divulgação a terceiros.



11.10.Em caso de dúvidas, a comunicação poderá ser realizada pelos endereços de correio eletrônico mateus.aguiar@venergia.com.br e danilo.dantas@venergia.com.br.



11.11.Entende-se que a VE, poderá enviar informações sobre o Conexão VE para todos os e-mails cadastrados em seu portal https://conexaove.energyfuture.com.br/



11.12.Os casos omissos serão resolvidos pela VE e as decisões são soberanas e irrecorríveis.


São Paulo, 06 de julho de 2021.

Energy Future 2021 © Todos os direitos reservados.